Acesse também nas redes sociais: 

Vigilância Sanitária alerta comerciantes e consumidores após retomada do abastecimento

04 JUN 2018
04 de Junho de 2018

Com a retomada do abastecimento após o movimento grevista dos caminhoneiros em todo o país, comerciantes e consumidores devem ficar atentos para evitar a compra e o consumo de produtos impróprios, que possam impactar a saúde da população. O alerta é do Departamento de Vigilância Sanitária da Secretaria de Saúde (SS), que chama a atenção para a necessidade da observância dos critérios técnicos, como a procedência dos produtos, condições higiênico-sanitárias do veículo de transporte, prazos de validade, verificação de temperatura especial de conservação para produtos como refrigerados e congelados, integridade de embalagens e sinais evidentes de deterioração, observando cor, odor e textura.

Dependendo do tipo de produto, a demora pode comprometer sua qualidade, em especial medicamentos e alimentos, tornando-os inadequados para consumo. Para garantir a orientação adequada, técnicos da Vigilância Sanitária estão nas ruas, intensificando os trabalhos de orientação e vistorias, para atender esses casos.

Faça seu check list:

Estabelecimentos comerciais – Verificar a qualidade dos produtos no momento da entrega, conferindo a integridade dos alimentos, prazo de validade e condições de conservação. No caso de congelados, o produto deve permanecer assim durante todo o processo de transporte e comercialização. Se ocorrer o descongelamento, ele não pode ser recongelado.

Consumidores- Verificar o aspecto geral do alimento, como coloração, odor e temperatura, além de data de validade, integridade das embalagens e condições de armazenamento.

Se for encontrado algum problema, o consumidor deverá entrar em contato com a Vigilância Sanitária, pelo 3690-7472.

Fonte: Assessoria / PJF

Voltar

Início      A rádio      Programação      Blog      Galeria      Contato