Acesse também nas redes sociais: 

Almoço de domingo? Tem que ter macarrão da mamma

08 FEV 2015
08 de Fevereiro de 2015

As massas são rápidas, econômicas e práticas de preparar. E opções não faltam para agradar seus convidados. Sirva um tagliarini, leve e macio, ou massas recheadas e saborosas, como o capelete de frango, ravióli de carne ou de queijo. Essas delícias são garantia de sucesso na família inteira. Para um almoço caprichado:

Sirva antepastos à italiana
Ofereça sardella (um patê à base de pimentão e sardinha anchovada), alichella (feita com aliche) ou caponata (preparada com berinjela e tomates frescos – na caponata de verdade vai nozes, uvas-passas, cogumelos fatiados...), acompanhados de pão italiano. Se quiser opções mais práticas, sirva queijo parmesão em lascas, azeitonas, tomates secos e fundos de alcachofra. Uma salada verde, com alface, rúcula e agrião também vai agradar em cheio!

Acerte na quantidade 
Calcule de 80 gramas a 100 gramas de massa crua por pessoa.

Combine as massas com os molhos
Os molhos cremosos vão bem com massas grossas de formato curto, como penne e parafuso (fusilli) e massas recheadas, como ravióli e capelete. Já as massas finas e compridas, como espaguete e tagliarini, combinam com molhos menos espessos. 

Ofereça várias opções
Sirva três variedades de molho. Escolha entre: 
- Molho de tomate ou ao sugo: sempre agrada. Para um toque especial, acrescente folhas frescas de manjericão. 
- Molho bechamel: esse molho branco sempre agrada as crianças.
- Molho ao pesto: à base de manjericão, azeite, alho e queijo ralado, faz sucesso entre aqueles que gostam de um sabor mais picante e acentuado. 
- Molho de tomate com calabresa ou bacon: saboroso, é uma deliciosa opção para quem não abre mão de comer carne na refeição.

Cozinhe a massa no ponto
- Para cada 100 gramas de massa, use 1 litro de água. Pouca água vai deixar a massa grudenta. 
- Use uma panela grande, permitindo um cozimento homogêneo. Há no mercado panelas próprias para cozinhar massas, com um escorredor incluído. Assim, não é preciso transferir a água com a massa para um escorredor, evitando sujeira e acidentes. 
- Depois que a água começar a ferver, coloque o sal (1 colher de sopa por litro de água) 
- Coloque a massa na panela de uma só vez. Se a massa for longa, coloque-a inteira na panela; assim que amolecer, dobre-a, sem quebrar, com a ajuda de uma colher ou de uma espátula. 
- Tanto para as massas longas quanto para as curtas, é importante mexer com um garfo logo no início, e de vez em quando, durante o cozimento. Assim você garante um cozimento homogêneo e evita que a massa grude.
- Fique atenta ao ponto: a massa deve estar al dente,  ou seja, cozida, mas resistente à mordida. Não confie apenas no tempo indicado na embalagem. Experimente a massa durante o cozimento. 
- Assim que tirar a massa do fogo e escorrer a água, coloque-a numa travessa e sirva. 

Organize a mesa
- Se a sua família é grande e nem todos vão poder se sentar à mesa, sirva o almoço à americana. Deixe os pratos empilhados ao lado de talheres, copos e guardanapos. 
- Deixe à disposição potinhos com queijo ralado e temperos, como salsinha, orégano, manjericão e pimenta calabresa.

Fonte: http://www.sadia.com.br/dicas
Voltar

Início      A rádio      Programação      Blog      Galeria      Contato